O que tu buscas?

sábado, 18 de junho de 2011

O Teu Espaço Sagrado...


Um amigo me perguntou curioso... Porque você cumprimenta os símbolos do lugar onde treina? Para que serve essa adoração?

Sorrindo lhe expliquei...

Nós praticantes de artes marciais, quando possuímos um caminho filosófico e entendemos o significado mágico dos símbolos, cumprimentamo-os por Respeito e Honra.
Não é uma adoração, na esperança de conseguir algo do símbolo como fazem os fanáticos religiosos. Na verdade é respeito pelo conjunto... pelo espaço ali presentee honra de poder ter a oportunidade de usufluir daquilo e compartilha-lo.

Aquele espaço...

Dojo... Tatatme... Roda de Capoeira (na qual cito por práticar essa arte a mais de 10 anos), que praticamos, conquistamos ou evoluimos nossas virtudes e muitas delas, como por exemplo a coragem e a humildade, são vividas de forma intensa... naquele espaço.

Aquele espaço...

Que lembramos de nossa eterna batalha de evolução do nosso próprio interior...da busca dos nossos ideiais, se tornando assim o refúgio para nós...guerreiros... e então um espaço sagrado.

O mundo em que vivemos, esqueceu que isso é importante e as pessoas não percebem que cada um possue um ou vários espaços sagrados na sua vida, como por exemplo:

Seu lar...

Qual o lugar do mundo que as pessoas poderiam e deveriam estar bem com elas mesmas e sentir o aspecto do ambiente como um refúgio?
Que pudessem se tranquilizar e meditar sobre os seus dias... acredito que o lar deveria ser o primeiro...
Mas alguns homens e mulheres transformam esse ambiente, num lugar de desramonia física total, que muitas vezes é o reflexo do seu interior confuso.

E então não há valores nele...

E nosso ambiente de trabalho?

Que muitos não valorizam por dizerem serem donos...já que são subordinados. Mas será que eles não seriam responsáveis pela atmosfera e a energia do ambiente naquelas horas em que permance exevutando suas tarefas? Se o lugar é agradável... é porque ele o torna assim.

Mas não pensam assim e tornam ele um ambiente de punição.

Acredito que todos devemos valorizar nossos pequenos espaços... citei esse como exemplos, mas existem outros... e não são poucos.

Então por isso cumprimentamos os símbolos... o esaço de treino... o conjunto...

Porque assim começamos a prática da primeira pétala da flor virtuosa...

... a Humildade.

E com isso aceitamos que nos pequenos detalhes, podemos conquistar os grandes objetivos de vida... e além.

Paz a todos...

- Dih Marks -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use filtro- Solar